31 de ago. de 2011

Retenção de Líquidos...

Imagem: Google
       
           Apesar de não ser um problema exclusivamente feminino, a retenção de líquidos atinge, na maioria das vezes, as mulheres. Mas o que é esta doença, que vem, sobretudo, nos períodos menstruais e durante a gravidez. É um acúmulo extracelular de água, que gera sensação de peso nas pernas e algumas vezes até dor.
        Além dos hábitos alimentares, que influenciam muito no aparecimento do problema, algumas alterações hormonais tornam o corpo feminino mais suscetível à retenção de líquidos. No período pré-menstrual ocorre o aumento progressivo do nível de progesterona no sangue. A mudança traz sintomas físicos, como o inchaço e outros psicológicos, como ansiedade e desejo por doces, por exemplo. Já durante a gravidez, o nível elevado de progesterona é responsável por vários sintomas, entre eles, novamente o inchaço.
  
                                              Combate com a alimentação

        Existem algumas mudanças que podem acabar com esse mal, como beber bastante água. Essa é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos, pois a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o inchaço. A hidratação correta também pode ser aliada a uma dieta balanceada, rica em alimentos que ajudam desinchar. Pepino, abobrinha, alface, abacaxi, chuchu, pêra e melancia são alguns que ajudam na diminuição do problema. "Estes alimentos devem fazer parte da dieta anti-inchaço, pois são constituídas de 90% de água", revela a nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo, Mariana Exel. 

         "Outros alimentos que ajudam a desinchar são banana, manga, tomate e laranja, devido à quantidade de potássio. Rúcula, almeirão, salsão, melão e agrião, são considerados diuréticos naturais, podendo também auxiliar na retenção de líquidos", completa Mariana. Já o repolho, a batata doce e a couve, devem ser evitados, pois eles fermentam e provocam gases. Refrigerantes, enlatados em geral, condimentos prontos, como ketchup e mostarda, também não são indicados, devido ao alto teor de sódio. Doces em excesso devem ser eliminados, pois o açúcar em altas doses acelera a produção de toxinas.

    
   
Suco anti-inchaço:

Suco de uma lima da pérsia e melancia picada
3 xícaras de chá, capim cidreira fresco
10 folhas de capim
Bata tudo e beba o quanto antes
          A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias. Contém um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. “Associado a isto, tem a lima da pérsia, que por ser rica em antioxidantes, favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite", revela Tarcila. Já o capim cidreira confere melhora na digestão, o que ajuda a reduzir a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.
Ane..

Fonte: Revista 02 Por Minutos.

2 comentários:

  1. Olá querida doutora!!! Adorei o blog!! Vc conseguiu transformar este em um espaço educativo sem ser cansativo.
    Além de sua fiel paciente agora sou sua mais nova seguidora.
    Bjos!!!
    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida...Sua opinião é muito importante para mim. Fico muito feliz em saber que está gostando. Bjusss
    Ane

    ResponderExcluir

Beijos, Ane Paula