7 de set. de 2011

Gordura Abdominal..

Olá Galera, o assunto é serio, gordura abdominal é assunto que deve ser levado muito mas sério do que simplesmente uma questão de estética. O foco deve ser Saúde. E quando se fala em saúde, a principal preocupação precisa ser com a gordura abdominal.



As células de gordura do corpo estão constantemente enchendo-se e esvaziando-se. E, ao esvaziarem, jogam na corrente sanguínea ácidos graxos e glicerol", explica o endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo. "A proximidade com o fígado faz com que, primeiro, essas substâncias se depositem no órgão", completa. Isso provoca a chamada esteatose hepática, que não é uma doença em si, e, sim, o resultado de desordens metabólicas. A longo prazo, ela pode fazer com que o fígado pare de funcionar.
Esse tipo de gordura também aumenta a chance de desenvolver diabetes tipo 2. Finalmente, é preciso livrar-se da gordura que acaba com a cintura porque ela afeta diretamente o coração. Foi o que confirmou uma pesquisa, publicada recentemente no Circulation, jornal da Sociedade Americana do Coração, na qual foram avaliados 1.708 homens e 892 mulheres com problemas cardíacos entre 45 e 79 anos na Inglaterra. Os cientistas concluíram que homens com a cintura aumentada têm 55% a mais de chance de desenvolver doenças coronarianas, e esse número sobe para 91% no caso das mulheres.
Gordura localizada, doenças espalhadas

Veja os detalhes dos principais males que podem ser causados pela gordura abdominal:
            Diabetes: "As células de gordura fabricam substâncias que desequilibram o organismo e podem produzir glicose em excesso", diz o fisiologista Mohamad Barakat, do Programa Longevidade Saudável. Para completar, os ácidos graxos dificultam a entrada dessa glicose nas células e ela sobra no sangue, caracterizando a diabetes tipo 2. 
  
             Hipertensão: Para fazer com que a glicose entre nas células, o pâncreas aumenta a produção de insulina. "Isso exige a contração dos vasos sanguíneos, para ajudar as substâncias a circularem com mais rapidez pelo organismo", diz Barakat. 

             Infarto e derrame: "O tecido adiposo dessa região contém células que produzem substâncias inflamatórias", diz o cardiologista Carlos Pastore, do Instituto do Coração. Isso provoca o fechamento da passagem do sangue, aumentando os riscos de infarto e também de derrame. 


O assunto é serio Galera com saúde não se brinca, tanto homens quanto mulheres podem acumular gordura. Fica ligado nas medidas da circunferência abdominal: 

Mulheres:
Risco baixo: 80 cm de circunferência de cintura.
Risco alto: 88 cm de circunferência de cintura.

Homens:
Risco baixo: 94 cm de circunferência de cintura.
Risco alto: 102 cm de circunferência de cintura.

Gordura abdominal não é bem vinda em nenhuma parte do corpo, mas, quando se acumula ao redor da cintura, aumenta os risco de doença de fígado, coração e diabetes. 


Fica aqui o alerta!! 


Beijos..Ane 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Beijos, Ane Paula