20 de set. de 2011

Intestino Preso


Intestino preso é definitivamente algo desconfortável e constrangedor. Para a mulher que está sempre preocupada com a beleza, é ainda pior. Você se sente gorda, inchada, colocar uma calça jeans é algo extremamente irritante e sair de casa se torna um martírio.
É real, prisão de ventre além de ser uma questão de saúde, vira uma questão de estética quando aparece aquela barriga gigantesca no seu vestidinho básico.
Porém, fique ligada, pois são inúmeros os fatores que podem deixar o intestino mais lento, desde uma alimentação incorreta, até o uso de alguns medicamentos como antidepressivos e diuréticos.
Há alguns problemas específicos que também podem interferir no funcionamento intestinal. Eu, por exemplo, tenho a famosa Síndrome do Intestino Irritável e assim que bate uma ansiedade ele prende mesmo. Mas, a boa notícia, é que depois de ter mudado um pouco a alimentação e beber mais líquido, meu intestino melhorou uns 70%, o que já é muita coisa.
A dica principal é buscar consumir alimentos saudáveis, ricos em fibra. Parece clichê não é mesmo? Mas é a única maneira. O aconselhado é ingerir de 20 a 35 gramas de fibra por dia. Busque comer folhas verdes, feijão, ervilha, arroz, trigo, pão, milho, aveia, granola, frutas e legumes em geral. Nas frutas eu aconselho o mamão, a laranja e a ameixa – e vamos concordar que um mamãozinho no café da manhã tem o seu valor. Você pode, por exemplo, comê-lo com um pote de iogurte Activia (que não faz milagres, mas ajuda) e uma fatia de pão integral; além de um café light, é gostoso e rico em fibras. Outra receita fácil é comer uma dessas frutas na sua ceia noturna, ali por volta das 22:30h, coma uma laranja ou uma ameixa e tome um chazinho de melissa, que vai te fazer dormir melhor, evitando assim o stress e fazendo seu intestino funcionar melhor.
Mas, aqui vai um detalhe importante, preste atenção: não faz efeito comer tantas fibras e não ingerir uma quantidade significativa de líquidos por dia, é o líquido que não deixa as fezes ficarem duras e vai auxiliar na sua digestão.
Para a mulher que gosta de exercícios, 30 minutos de caminhada diária também ajuda a regular o intestino. Parece muita coisa? Mas experimente ter uma alimentação mais saudável, tomando bastante líquido e fazendo exercícios durante duas semanas e perceba se o seu corpo não vai se sentir melhor. Para a mulher, qualquer esforço vale a pena só pelo fato de não ter uma barriguinha saliente.

Tudo que é saudável só é difícil até o momento de se tornar um hábito. Pense nisso.
Beijos, Ane Paula. 

Um comentário:

  1. Adoreeeiii essa matéria Anne... tenho o intestino suuuper preso e comecei há 1 mês a fazer exatamente o que vc indica... fibras, frutas, líquidos e atividade física regular.. são ótimos hábitos pra manter a forma e melhora mesmo o intestino!!!beijosss

    ResponderExcluir

Beijos, Ane Paula