31 de out. de 2011

Moda Masculina..

Muitos homens ficam na dúvida de qual roupa deve usar no trabalho, aliás eles tem mais dificuldades de combinarem roupas e cores para o trabalho do que as mulheres.
Mas, não se desesperem! As dicas abaixo podem ajudar a compor looks incríveis para ir ao trabalho.



Para o dia-a-dia, em escritórios e locais de trabalho, a preocupação com a aparência deve ser redobrada, já que esses espaços costumam ser bastante competitivos; pequenos detalhes, como o seu guarda-roupa, podem fazer a diferença na sua segurança e na maneira como é visto pelos colegas e diretores da empresa. Sua maneira de se vestir reflete em sua personalidade, e mostra se você é uma pessoa segura ou não no que faz. Outro ponto fundamental para o sucesso de suas produções, é analisar a maneira que os demais empregados se vestem para que exista uma certa harmonia, e você não corra o risco de pecar por exageros em luxo ou falta dele.
Nesta situação surgem dois casos diferentes no qual o ambiente corporativo deve se enquadrar: aqueles que exigem trajes formais e os mais casuais, que dispensam tamanha suntuosidade. 


AMBIENTES FORMAIS DE TRABALHO





Para esse tipo de ambiente, a peça-chave do guarda-roupa masculino é o terno.
No que diz respeito às peças de roupa que você deve ter suas opções são limitadas à escolha de cores, pois suas produções são formadas pela combinação de calça social, camisa e paletó. O grande diferencial, que dará um toque pessoal ao seu look, fica por conta da gravata. 
Em seu acervo, é aconselhável que tenha ternos em cores sóbrias e que tenha, pelo menos, três costumes (nome dado à dupla calça e paletó): um em tons escuros com risca-de-giz, um em marinho e o outro em cinza. O cinza e as cores claras devem ser usados, de preferência, nos dias mais quentes de verão. 
Para as cores de camisa o ideal é que tenha duas na cor branca, uma com listras discretas e outras duas lisas em cores diferentes como o azul, amarelo ou rosa. Para os pés, os sapatos devem ser pretos ou marrons e procure atentar quanto à combinação deste com a meia. Opte, sempre que possível, pelo uso de cintos de couro e quando for comprá-los verifique se são costurados em ambos os lados, já que os colados têm uma vida útil muito curta.
Em dias mais frios, uma malha de algodão em gola “V” é indispensável! Cores neutras como o bege são as mais indicadas. Seu bom senso é exigido, principalmente, ao finalizar a coordenação das peças; quando você deve saber como combinar a gravata. Se você não tem muita prática ou não se sente confiante para combinar diferentes tons, opte sempre pela simplicidade e elegância do preto e branco; com esses poucos itens você pode se vestir bem em todos os dias da semana no seu trabalho.
Mas, se você também quiser seguir as seguintes dicas para combinar tons de gravata com os tons da camisa, o resultado fica ainda melhor.


COMO COMBINAR TONS DAS GRAVATAS COM OS TONS DAS CAMISAS?

Para as camisas claras a liberdade de escolha da gravata é maior, pois elas aceitam praticamente todos os tons e desenhos, desde que estes sejam pelo menos um pouco mais escuros do que os tecidos que as compõem. Com ternos básicos como o preto ou azul marinho as rosadas, azuis, esverdeadas ou até mesmo cinzas podem criar um ótimo resultado.

Camisas ou ternos cinzas pedem por gravatas mais escuras que construam o efeito “tom sobre tom” , como as de cor castanha, vermelho escuro, preto, azul marinho e beges. Tons mais vivos como o mostarda, violeta, amarelo ou tangerina, também podem formar um bom contraste com o tecido cinza.
Já as camisas coloridas requerem maior atenção durante a escolha da gravata. O ideal é que estampadas ou lisas, elas permaneçam no mesmo tom da peça de baixo ou que sejam de uma cor mais neutra como, o cinza ou preto. 
As camisas azuis, por serem de cor fria e neutra, aceitam quase todas as combinações de gravata. Verdes, bordôs, rosas, acinzentadas, castanhas ou mesmo azuis, as gravatas caem bem com essa cor de peça.
Para as camisas mais escuras, a melhor combinação é obtida com gravatas também escuras. Marrom, bordô, marinho ou preta, a gravata pode ser lisa, com pequenas estampas ou texturizadas. O look monocromático não caiu ainda no gosto popular, mas os mais moderninhos já adotam o visual estiloso que não deixa muita margem para erros.
As camisas estampadas em xadrez, listras ou pequenos desenhos podem ser coordenadas com as gravatas para ocasiões menos formais. As cores do acessório podem repetir as da estampa ou criar discretos contrastes; mas para aqueles que querem investir em um visual mais original, com gravatas e camisas estampadas as dicas são: Listras finas com gravatas também listradas em padrões maiores; listras largas com o acessório listrado em padrões pequenos; e ternos em risca de giz com gravatas em xadrez ou listras diagonais são regrinhas que, quando respeitadas, aumentam as chances do sucesso do visual.


AMBIENTES INFORMAIS DE TRABALHO





Para esse tipo de ambiente, você deve investir em looks casuais, mas que revelem bom gosto e discrição. É importante salientar que mesmo mais descontraídas, as regras de moda para esses escritórios não são as mesmas das que regem os seus passeios de final de semana, portanto, bermudas e camisas de time de futebol são proibidas para a sua rotina no serviço.
Uma dica importante é que antes de se vestir, você confira em sua agenda os compromissos para aquele dia. Caso tenha uma reunião ou encontro com funcionários de outra empresa onde o traje formal seja exigido, o melhor a ser feito é investir em um look mais elaborado com ternos ou costumes também.
Feito isso, se as suas atividades forem normais, você pode escolher as roupas como de costume. As combinações clássicas informais mais indicadas para a rotina na empresa envolvem calças jeans, blazers, jaquetas, sapatênis, camisas e camisetas pólo. 
Calças claras em sarja, nos tons cáqui e bege, sempre caem bem com camisas coloridas ou listradas. Evite usar camisetas estampadas, a não ser que você seja estagiário ou bastante jovem e trabalhe em uma atividade mais descontraída. 
Não tenha medo de repetir; desde que você saiba coordenar diferentes peças para criar visuais diversos uma mesma peça mais básica, como uma calça, pode ser usada até três vezes na mesma semana. 
Assim, com poucas peças você pode estar sempre bem vestido; basta saber escolhê-las nas lojas, tendo sempre em mente que elas serão usadas frequentemente no trabalho. Quanto mais discretas e básicas elas forem, maiores as possibilidades de repetição e combinação que elas permitem. Opte sempre por roupas que tenham um bom corte e caimento; o segredo do sucesso para a moda no trabalho é adequação e bom senso!


2 comentários:

Beijos, Ane Paula