21 de dez. de 2011

Como se comportar nas noites fartas de fim de ano? Veja dicas de nutricionista!



Fim de ano chegando, as promessas de uma vida mais saudável ainda não vingaram, os quilos a mais continuam. Seria, então, a pior época para tentar fazer aquela dieta? Calma, não se dê por vencida, ainda há o que fazer!
Os deliciosos pratos calóricos desta época são uma tentação e você não vai deixar de comê-los. Afinal, você ralou o ano inteiro, se privou de uma infinidade de momentos prazerosos e não é justo com você deixar de comer aquela rabanada especial que só sua tia sabe fazer. Você não pode deixar essa tradição à míngua, não é mesmo? Então, vamos ponderar e usar o bom senso como melhor aliado. Por isso, a nutricionista e produtora de culinária do Mais Você, Daniela Meira, vai dar 10 dicas de como se comportar nas festas de fim de ano.

CONFIRA AS DICAS:
1 – Assim que chegar à festa beba um copo de água gelada e sem gás. Ela acelera um pouco seu metabolismo para equilibrar a temperatura do seu corpo gastando algumas calorias. Além disso, quem está mal hidratado sente mais fome.
2 – Quando for comer, observe seu prato. Olhe bem o que você vai colocar dentro do seu organismo. Pode pegar a rabanada da sua tia, mas tente uma porção menor.
3 – Sempre existe uma cesta de frutas nas mesas de fim de ano. Pegue uma pelo menos, mas são as frutas frescas e não as frutas em calda.
4 – Na mesa tem um pernil delicioso? Pegue uma fatia fina, elimine a gordura visível e deixe para o ano que vem as frutas em conserva que o acompanham.
5 – Quer comer tender? Então, pegue uma fatia fina e beba um copo de água na sequência. Esses alimentos são abarrotados de conservantes, estabilizantes e sódio. O sódio vai te inchar e deixá-la com aquela sensação de “comi demais”!
6 – Não se culpe e nem fique dizendo: “Não posso comer isso”. Passe a dizer: “Não estou a fim de comer isso”. A reeducação alimentar nada mais é do que mudar seus pensamentos.
7 – Mantenha distância de alimentos que não necessitem de talheres para comer. Eles são mais fáceis de pegar, você come e nem vê, além de altamente calóricos.
8 – Mastigue bem, pois quem come muito rápido tem uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.
9 - Se você acabou abusando faça assim no dia seguinte: não fique horas sem comer e passe o dia bebendo água, comendo frutas, saladas e proteína magra.
10 – Procure não exagerar nas bebidas alcoólicas. Elas são uma fonte enorme de calorias vazias.

Veja a tabela abaixo:
Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 kcal;
Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162 kcal;
Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal;
Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110 kcal;
Gim: 1 dose (30ml) tem 60 kcal;
Licores: 1 cálice (20ml) tem 69 kcal;
Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142 kcal;
Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85 kcal;
Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65 kcal;

Beijos, Ane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Beijos, Ane Paula