
“Melasma é uma distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele".
Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.
O melasma é causado por vários factores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anti-concepcionais,sol, luz intensa, ou agressão entre outros. Contudo é fundamental a presença da radiação ultravioleta e, em menor intensidade, o infravermelho. Esta radiação é fornecida pelo sol e fontes de calor. A câmara de bronzeamento também é uma fonte.
Tratamento: A primeira medida fundamental para o controle do melasma é a proteção solar rigorosa. Deve-se usar o protetor solar todos os dias, mesmo que o tempo esteja nublado ou que a pessoa fique a maior parte do dia em ambiente fechado. Atualmente, recomenda-se inclusive proteção contra luz visível, feita através de filtros solares com base. O filtro deve ser reaplicado a cada 3 horas.
Após a proteção solar adequada, é hora de pensar no tratamento. O principal tratamento são os cremes clareadores, cuja substância ativa mais efetiva é a hidroquinona. Existem vários compostos e combinações de clareadores, que podem ser tanto industrializados como manipulados, com diferentes potências e efeitos. A escolha depende da intensidade do melasma, sensibilidade da pele, tolerância ao tratamento, entre outros. Após melhora do quadro, é sempre recomendável manter o uso de algum clareador para evitar recidivas.
Outros tratamentos possíveis para o melasma são peelings, especialmente ácido retinóico em combinação com outros clareadores, que são aplicados de forma seriada. E há também novas tecnologias surgindo, como lasers, que são indicados nos casos mais difíceis, resistentes aos outros tratamentos ou em associação aos cremes. Podem ter bons resultados e ajudar nessa difícil tarefa que é o controle do melasma.
Fonte: brupacifico.com.br; http://www.futilish.com
Beijos, Ane
Nenhum comentário:
Postar um comentário